sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

As armadilhas da chefia

"Olá Coach,
Comecei um trabalho em uma empresa privada e já sinto um clima muito competitivo, sinto muita expectativa da minha superiora em relação a mim e muitos questionamentos dela para que eu expresse minhas impressões sobre todos da empresa.

Repassei para ela minhas impressões, mas depois fiquei com a sensação de "fuxico". O que você acha que devo fazer, devo continuar sendo sincera com ela e dizendo o que percebi o que senti dos colaboradores ou devo ficar mais calada e não comentar nada? Agradeço sua atenção, M."
xxx

Prezada M,
Obrigada por suas perguntas.

Vamos lá: O que um gestor pode estar buscando ao perguntar a um funcionário seu parecer sobre outros colaboradores? Uma confirmação para suas próprias opiniões? Testar seu funcionário? Criar uma falsa intimidade antes do tempo? “Puxar a pessoa” para sua versão dos fatos?

Apenas o RH é habilitado oficialmente a emitir pareceres sobre as atitudes dos colaboradores. Como você mesma disse, começou há pouco tempo lá. Não houve tempo ainda para você ter a vivência de “quem é quem” talvez...

Quando sua superiora voltar a perguntar, como você se sairia ao dizer abertamente que se sente desconfortável, com a sensação de fofoca, e que gostaria de ajudá-la de outra forma? Também é válido perguntar o que ela está buscando quando faz esse tipo de perguntas, para você ficar ciente de como ela vê a situação. Isso deixará você mais segura da próxima vez, conhecendo o ponto de vista dela.

Aqui no blog Coachtório e no site há outros textos e dicas sobre Etiqueta e Comportamento nas empresas. Obrigada por autorizar a publicação, assim sua resposta ajudará outras pessoas que estão vivendo a mesma situação atualmente. O mais importante é compartilharmos as saídas.
Espero tê-la ajudado.
Postado por: Carla Panisset
*Todos os emails reproduzidos nesse site foram autorizados por seus remetentes. As iniciais são trocadas para preservar o direito ao sigilo, quando é solicitado por escrito.

Ver Perfil no LinkedIn

Nenhum comentário:

Postar um comentário